.o O o.
A Canção das Bruxas
Roberto Garrido
GARRIDO, Roberto. A Canção das Bruxas. 1.ed. Florianópolis: Editora Garapuvu. 2008. 328 p.
Roberto Garrido reside em Florianópolis há mais de 14 anos. Já escreveu letras de música e poemas. "A Canção das Bruxas" é o seu primeiro livro, fruto de três anos de pesquisa.
Em pouco tempo Joaquina passa por inúmeras mudanças: fica mestruada, inicia um novo ano letivo numa nova turma, faz uma amiga com hábitos tão diferentes do que está acostumada, descobre uma ligação estranha entre si e a natureza. Não bastasse isso, ainda atravessa o caminho de um perigoso assassino com proteção sobrenatural, sempre intercalando momentos doces de amizade, com cenas pesadas de magia negra e violência.
Enquanto Joaquina aprende mais sobre essa nova fase de si mesma, o autor nos leva através de lendas e costumes da Ilha de Santa Catarina, usando do folclore local para tecer a trama pela qual se desenrola a história. Apresenta, mas não se aprofunda, nas descrições dos locais em que a história se desenvolve. Talvez por conhecer os locais, não me atrapalhou nem um pouco a descrição enxuta, talvez para quem não seja mané seja um problema. No fim das contas, um livro com uma boa estrutura, de leitura gostosa, e com uma linda passagem envolvendo o cultural boi-de-mamão. Recomendado.
"Não. Não é higiene. A mulher quando tá menstruada - Sandra fala 'menstruada' quase como se sussurrasse - não pode batê clara, nem gemada e nem maionese, sabia? A tua tia, nem ninguém, nunca te disse?" p.102
"Porém, a lembrança do que a amiguinha disse-lhe quando foram assistir ao 'Boi-de-mamão' naquele domingo, suscita uma pequena chama de esperança: - 'A gente morre, mas depois a gente volta'." p.240
Caramba, esse deve ter sido bem engraçado... Mais um autor de Floripa, o ambiente mais propício a criatividade. Ótima dica.
ResponderExcluirValeu Bizinha