quarta-feira, 7 de julho de 2010

"Bento" de André Vianco

.o O o.
Bento
André Vianco


VIANCO, André. Bento. 1.ed. São Paulo: Novo Século. 2003. 517 p.

SOBRE O AUTOR
     Brasileiro, nascido em São Paulo, conta que sempre gostou muito de ler. Lia dos mais variados autores, desde Stephen King a Eiji Yoshikawa. Ele conta também que não foi um determinado livro que o fez decidir ser autor, mas um conjunto todo. E quando ele passava ao papel suas ideias, ele as olhava e gostava do resultado. Caso não fizesse isso, ele ficava com fantasmas ao seu redor, as ideias e seus personagens atormentando-o para serem escritos.


SOBRE O LIVRO
    Depois de um dia comum e de uma noite de sono, Lucas acorda sem lembranças do que seria "comum" em sua vida e se descobre num Brasil diferente. Num Brasil onde as pessoas abandonaram as grandes cidades, montaram fortificações em locais menores, com escalas de vigia para evitar que o maior mal daquela terra: os vampiros.
     Pior do que acordar do que ele descobriu ser um sono de trinta anos em uma terra infestada de criaturas noturnas sedentas de sangue, é descobrir que ele acordou para completar uma profecia: juntar os trinta homens bentos que quando juntos desencadearim quatro milagres para que finalmente os humanos pudessem enfrentar os vampiros com vantagem.
     O livro traz também a idéia que apesar de tudo isso, não se pode dizer que esta realidade seja pior que a de antes, o que é interessante pra se pensar sobre o que estamos vivenciando hoje. Mas não só por isso vale a pena ler o livro. As cenas de guerra são fantásticas! Ao ler os parágrafos as cenas se desenrolavam diante dos meus olhos como um filme. Esse livro valia a pena ir para o cinema, nem que fosse só pela cena de luta nas ruas de São Paulo. Mais do que recomendado. Esperando ansiosamente a continuação!

FRASES
"Os vampiros aprendiam a não confiar em si mesmos. Quando a sede invadia a lucidez... pronto! O sangue virava tudo e o passado esfarelava-se, virando um nada." p.82

"O fim do velho mundo fora necessário para lembrar aos homens da real missão dos irmãos na Terra. Proteger uns aos outros. Viver uns com os outros. Todos sob o mesmo sol, sob o mesmo céu. Todos colocando em primeiro lugar o bem-estar do grupo e não a cobiça privada." p.236

"- Não quer que os vampiros desapareçam?
 - Isso eu quero sim. Mas e depois que eles desaparecerem? O que vai ser da gente? Pra que vamos existir?" p.260

2 comentários:

  1. Esse livro nunca tinha me interessado, mas agora fiquei com vontade de ler, parece ser legal!
    Adorei a resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails