quinta-feira, 15 de julho de 2010

Menos leis, mais educação

Sabem quantas leis já foram aprovadas no Brasil?

12.287.

Sim, doze mil duzentas e oitenta e sete leis.

Pelo menos esse é o número da última lei ordinária aprovada pelo Congresso Nacional de acordo com o publicado na página da presidência. E só de leis ordinárias! Não estamos contando leis complementares, decretos - sejam do legislativo ou do executivo -, medidas provisórias, leis delegadas, emendas constitucionais, leis estaduais, distritais ou municipais...

E ainda me chega um Twitt dizendo "Quantas Elizas precisa morrer neste pais para que as leis sejam mudadas hein?"

Ahn?

Sério gente, se criar/mudar lei resolvesse alguma coisa, o Brasil era país de primeiríssimo mundo. Hoje mesmo não saiu uma notícia de que no Irã o governo impôs normas sobre os cortes de cabelo masculinos? Então me digam: leis passam de palavras no papel?

Sim, leis precisam ser aplicadas, elas regulam a vida em sociedade, que sem elas seria o caos. Mas sejamos sinceros: elas só servem quando mudam um comportamento da sociedade. Só pra exemplificar, ok? Eu uso cinto de segurança quando estou no carro. Mas tu usas? Eu conheço muita gente que não usa nunca, outros que usam só no banco da frente. E nenhuma dessas pessoas duvida da utilidade do item! E o que fazer a respeito disso? Mudar a lei? Já mudaram e aconteceu o quê? Agora eles apertam o cinto quando passam perto de um guarda de trânsito ou perto do posto da Polícia Rodoviária... Uau! Que grande mudança! (Se é que me permitem a ironia...)

O homicídio, a lesão corporal e o escambau a quatro já estão tipificados no nosso Código Penal galera! Não bastasse isso, e ainda temos a "Lei dos Crimes Hediondos" e a "Lei Maria da Penha" que me vem à cabeça agora e que poderiam ser utilizadas no caso dessa Eliza. Vamos criar/mudar mais o quê? Outra lei? Outro artigo? Mais punição? Isso vai coibir quem?

Acordemos todos pra triste realidade: leis não mudam as pessoas tão eficazmente quanto a educação. Desculpem se acabei com o sonho de alguém.

Vamos parar de ser hipócritas e colocar a culpa de tudo no governo, na justiça, nos deputados, senadores ou vereadores. A culpa deles nessa história é exatamente proporcional a minha, a tua e a do teu vizinho. As pessoas precisam aprender desde pequenas a respeitar o próximo, a não achar que quem tem dinheiro está acima do bem e do mal, que os famosos podem tudo. E isso é preciso se ensinar para a criançada desde agora! Afinal, como se conseguiu implementar políticas de meio ambiente? Não foi ensinando na escola e os pequenos cobrando em casa? Pense bem e vai ver que foi sim. Então se queres mudar alguma coisa, pare de ficar apontando o dedo pra televisão falando mal dos políticos e faça alguma coisa! Qualquer coisa! Só não fique parado esperando o mundo mudar a sua volta! E se querem saber minha singela opinião, não desligar a TV/rádio e prestar atenção no programa eleitoral é um bom começo...

Desculpem meu desabafo, mas ver em época de eleição as pessoas clamando por uma nova lei enquanto não vejo candidato algum falando sobre educação me tira do sério. Pensem bem na situação que se encontra a educação no país! Não se tem escolas, professores, bibliotecas, transporte, material escolar. E quando se tem o mínimo disso, ainda vêm um bando de vândalos que destroem as escolas! E isso não acontece só em escola pública não. Muitos pais delegam toda a educação dos filhos à escola. E nem vou entrar no mérito do imenso número das crianças que são maltratadas, torturadas, abusadas sexual e moralmente. Não sou psicóloga ou pedagoga ou qualquer profissão que lide com isso pra falar com propriedade a respeito, mas não acredito que o país possa mudar muito se não educarmos e tratarmos direito as crianças. Todos que convivem com elas precisam ter consciência do estrago que fazem a elas com determinadas atitudes...

Mas não quero entrar nesse assunto. Só queria desabafar, deixar meu grito, talvez solitário, de "MENOS LEIS, MAIS EDUCAÇÃO".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails