quinta-feira, 8 de julho de 2010

Aula contra a censura

Ao questionarem o título de seu novo livro, "The good man Jesus and the scoundrel Christ" (O bom homem Jesus e o salafrário Cristo), Philip Pullman dá uma aula contra a censura. Pullman para quem não lembra, ou não sabe, é o autor da trilogia "Fronteiras do Universo" (A Bússola Dourada, A Faca Sutil e A Luneta Âmbar).

2 comentários:

  1. Nâo concordo com ele, falta de censura não é falta de respeito. O fato de não acreditar não lhe dá o direito de ofender as crenças dos outros. Sou contra a censura porém creio que não temos o direito de falar tudo o que bem queremos, aquela máxima de sua liberdade acaba quando começa a do outro é valida para todos. Sempre gostei de Phillip Pullman porém me parece que todos um dia cismam que são intelectuais e colocam o dedo em causas polêmicas porque se acham o direito de defender suas idéias ofendendo as idéias dos outros, ficarei feliz no dia que um grande pensador for grande o bastante pra expor suas idéias sem faltar com respeito as culturas, crenças e idéias de outros.

    ResponderExcluir
  2. Bem, esse é um ponto de vista válido, com certeza. Mas eu acredito que proibir alguém de dizer qualquer coisa que vá ofender a crença de outrem é uma censura sim; se basear em quão ofendido alguém vai ficar irá proibir muitas pessoas de dizer o que pensam, simplesmente porque é impossível agradar a todos. Ou não se ofende um ateu com um livro chamado, p.ex. "Os passos do Filho de Deus na Terra"?

    E, particularmente, o simples fato de que alguém publique um livro com título ou conteúdo polêmico, já considero válido. Toda a discussão que isso gera é enriquecedora por si só.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails