segunda-feira, 17 de maio de 2010

"O Livro das Mentiras" de Brad Meltzer

Desafio Literário: META 4: um romance policial

.o O o.
O Livro das Mentiras
Brad Meltzer


MELTZER, Brad. O livro das mentiras. 1.ed. São Paulo: Editora Planeta do Brasil. 2010. 346 p.
Tradução: Lea P. Zylberlicht

SOBRE O AUTOR
    Brad Meltzer é um autor americano tendo escrito tanto livros quanto histórias em quadrinhos (o que talvez explique como surgiu a idéia desse livro), tendo também auxiliado em roteiros para seres televisivas. Em seu site apresenta mais informações sobre os seus livros, inclusive trilha sonora.



SOBRE O LIVRO
     O livro parte de alguns pontos reais: 1) em nenhum momento a Bíblia menciona a arma que Caim utilizou para matar Abel; 2) a Bíblia também não mostra a morte de Caim; 3) o assassinato até hoje inexplicado do pai de Jerry Siegel - o criador do Super Homem.
     Partindo dessas premissas que, a princípio, não teriam muito a ver entre si, Brad Meltzer constrói uma trama envolvendo a reunião entre pai e filho, separados anos antes pela morte da esposa e mãe, ambos com a desculpa de estar buscando provar sua inocência, mas não seria mais do que isso? Será que não há também uma busca desesperada por reestruturar o que restou da família? Seja qual for o motivo, eles seguem lado a lado descobrindo e desvendando pistas nos locais e objetos mais inusitados, sempre buscando estar um passo a frente do perigoso Ellis e sua cadela nada amistosa.
     Ele é de uma leitura fácil, com capítulos curtos, o que faz com que a leitura flua com rapidez. Apesar de não ser um daqueles mistérios que te mantém sentado na ponta da cadeira esperando a resposta no capítulo seguinte, recomendo: é um livro bom, com um bom final.

FRASES
"Por um momento, Ellis fica paralizado. Ele precisa escolher entre nós e acudir sua cadela. Quando eu tinha doze anos, tive um bigle chamado Snoopy2. Não há escolha de jeito algum." p.74

"- Loyd, deixe-me ser claro aqui. Não há nada de bom no que se refere a isto. O carregamento... o tiroteio... tudo o que aconteceu. Tudo isso é podre, está certo? E, uma vez que alguma coisa apodrece, ela nunca pode ficar boa novamente." p.86

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails