sábado, 29 de maio de 2010

"Até Mais, e Obrigado pelos Peixes!" de Douglas Adams

.o O o.
Até Mais, e Obrigado pelos Peixes!
Douglas Adams


ADAMS, Douglas. Até mais, e obrigado pelos peixes!. 1.ed. Rio de Janeiro: Editora Sextante. 2005. 203 p. Série Mochileiro das Galáxias - Livro 4.

SOBRE O AUTOR
     Douglas Noël Adams (também conhecido por DNA) foi um escritor e comediante britânico, famoso por ter escrito esquetes para a série televisiva Monty Python's Flying Circus, junto com os integrantes desse grupo de humor nonsense, e pela série de rádio, jogos e livros O Guia do Mochileiro das Galáxias. Os fãs e amigos de Adams o descreveram também como um ativista ambiental, um assumido ateísta radical e amante dos automóveis possantes, câmeras, computadores Macintosh e outros 'apetrechos tecnológicos'.

SOBRE O LIVRO
     O quarto livro da série d"O Guia do Mochileiro das Galáxias" ainda traz a sátira característica de Douglas Adams, mas não é tão engraçado quanto os primeiros livros da série. No entanto isso não deixa nada a dever aos outros, trazendo analogias ao cotidiano que são fantásticas. Sem contar que o capítulo em que Arthur está bêbado é impagável!
     Neste livro, Arthur Dent e Ford Prefect estão incrivelmente supresos! E por quê? Bem, depois de anos vagando pelo universo, Arthur se descobre mais uma vez caminhando sobre a superfície da Terra e Ford descobre que seus quinze anos de trabalho finalmente foram aproveitados, pois o Guia ampliou o verbete sobre a Terra de "praticamente inofensiva" para um de inúmeras páginas, contando com detalhes como se dar bem entre os humanos, as melhores praias e montanhas.
     Arthur também descobre que não é o único a achar estranho que a Terra ainda esteja em sua órbita ao redor do sol. Outras pessoas também tem a clara certeza de ter sentido ela ser desintegrada sob seus pés: Fenchurch, a garota pela qual Arthur se descobriu incrivelmente apaixonado, e Wonko, o São, um cientista que estudava os golfinhos, e que, depois que todos eles desapareceram da face da terra, construiu um asilo para colocar todo o mundo dentro, pois tem certeza que todos os outros estão irremediavelmente loucos. Mas não era só o estranhamento com relação à Terra que eles tinham em comum. Os três também receberam um aquário com uma estranha mensagem gravada: "Até mais, e obrigado pelos peixes!"

FRASES
"'Esse tal de Arthur Dent [...] o que é ele, um homem ou um rato? Será possível que não se interesse por nada além de chá e das questões mais amplas da existência? Não tem vigor? Não tem personalidade? Será que, em outras palavras, ele não trepa?'
Os que querem respostas devem continuar lendo. Outros podem preferir pular direto para o último capítulo, que é bem legal e é onde aparece o Marvin." p.140


"Enquanto caía, vertiginosamente, nauseantemente, Arthur constatou que, se fosse ficar vagando pelo céu acreditando em tudo o que os italianos diziam sobre a Física, quando na verdade eles mal conseguiam manter uma simples torre em pé, estariam com um problema mortal, então resolveu cair mais rápido que Fenchurch." p.142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails