segunda-feira, 24 de maio de 2010

"O Guia do Mochileiro das Galáxias" de Douglas Adams

.o O o.
O Guia do Mochileiro das Galáxias
Douglas Adams


ADAMS, Douglas. O guia do mochileiro das galáxias. 6.ed. Rio de Janeiro: Editora Sextante. 2004. 204 p. Série Mochileiro das Galáxias - Livro 1.

SOBRE O AUTOR
     Douglas Noël Adams (também conhecido por DNA) foi um escritor e comediante britânico, famoso por ter escrito esquetes para a série televisiva Monty Python's Flying Circus, junto com os integrantes desse grupo de humor nonsense, e pela série de rádio, jogos e livros O Guia do Mochileiro das Galáxias. Os fãs e amigos de Adams o descreveram também como um ativista ambiental, um assumido ateísta radical e amante dos automóveis possantes, câmeras, computadores Macintosh e outros 'apetrechos tecnológicos'.



SOBRE O LIVRO
     Este livro baseado na série de rádio do mesmo nome que foi ao ar em 1978 nos apresenta Arthur Dent: um homem comum, com problemas comuns envolvendo a demolição de sua casa para a construção de uma via expressa naquela quinta-feira. O mesmo problema que enfrentava o resto da humanidade, mas em uma escala menor, afinal, naquele mesmo dia, naves Vogons estavam a alguns minutos de demolir a Terra para construção de uma via expressa hiperespacial.
     Mas, ao contrário do que aconteceria com todos os demais humanos, Arthur Dent não explodiu junto com o planeta. Tudo isso porque alguns anos antes ele ficou amigo de um cara muito estranho, Ford Prefect, que neste mesmo dia confessou não ser de Guildford, mas sim de um planeta remoto chamado Betelgeuse. Sendo um Mochileiro das Galáxias, Ford conseguiu uma carona para eles, o que levaria Arthur a uma aventura fantástica por planetas estranhos e com pessoas ainda mais estranhas: Zaphod Beeblebrox, ex-Presidente da Galáxia que achou que seria legal roubar a mais fantástica nave já construída, Trillian McMillan, uma outra terráquea que acompanha Zaphod, e Marvin, o computador mais depressivo da história. Mas o mais importante: nessa aventura Arthur descobrirá a verdadeira história e uma importante resposta para uma pergunta que sempre perturbou nós terráqueos: por que tem tantos ratos nesse planeta?
     Nesse livro Arthur ainda está se acostumando com a idéia de que há muito mais coisas além do céu que imagina nossa vã filosofia. Mas pelo menos ele tem o apoio do Guia do Mochileiro das Galáxias, uma espécie de e-book com toda a informação necessária para qualquer um que se aventure em viagens interestelares. E essa aventura é escrita com tanto sarcasmo e humor (principalmente porque é impossível não traçar paralelos com diversas situações do cotidiano) que é impossível largar, e nada perde a graça, independente de quantas vezes se lê o livro.

FRASES
"Hoje deve ser quinta-feira", pensou Arthur, debruçando-se sobre o chope. "Nunca consegui entender qual é a das quintas-feiras." p.34

"Que barato", pensou Arthur. "A Coluna de Nelson não existe mais, o McDonald's não existe mais, só restamos eu e as palavras praticamente inofensiva. Daqui a alguns segundos, só restará praticamente inofensiva. E ontem mesmo o planeta parecia estar tão bem." p.81

"Como é sabido, a vida apresenta uma série de problemas, dos quais os mais importantes são, entre outros, Por que as pessoas nascem? Por que elas morrem? Por que elas passam uma parte tão grande do tempo entre o nascimento e a morte usando relógios digitais?." p.160

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails