quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

"O Estranho Mundo de Zofia e outras histórias" de Kelly Link

.o. O Estranho Mundo de Zofia e outras histórias .o. 
Kelly Link 


LINK, Kelly. O Estranho Mundo de Zofia e outras histórias. 1. ed. São Paulo: Leya. 2010. 264 p.

SOBRE O AUTOR
Kelly Link é uma escritora de contos estadunidense. Suas histórias se enquadram no estilo descrito como slipstream: uma combinação de ficção científica, fantasia, horror, mistério e realismo. Link e seu marido, Gavin Grant, editam desde 1997 um fanzine de fantasia semi-anual intitulado Lady Churchill's Rosebud Wristlet (ou LCRW). O casal vive em Northampton, Massachusetts. 

SOBRE O LIVRO
     Este livro possui nove diferentes contos. E diferentes não só por terem histórias bem diversas entre si, mas porque as histórias vão muito além do que a imaginação da maioria pode supor. Afinal, não são todos que imaginariam que para visitar o Baldeziwurlekistão bastaria entrar em uma bolsa? Ou então que o próximo a um abismo a caminho do Canadá seria possível encontrar uma loja que não aceita dinheiro em troca da mercadoria? Ou um mundo onde tudo é feito de cabelo? Sem contar o estranho comportamento de coelhos e gatos e programas de TV que não tem dia, hora ou canal certo para passar... E já deixo avisado que para ler o livro é preciso manter a mente aberta para fantasmas, zumbis e demônios. Nunca se sabe se eles não estarão presentes na próxima página. 
     Cenas engraçadas, inusitadas, assustadoras e imprevisíveis. O livro é ótimo, principalmente por nunca ter lido algo que se desenvolvesse da mesma forma. Nenhuma das histórias tomou o rumo que eu imaginei a princípio! E vai dizer que isso não é o máximo? 

FRASES
“Sei que ninguém vai acreditar em nada disso, mas tudo bem. Se achasse que alguém fosse acreditar, não poderia contar nada. Prometa-me que não vai acreditar em uma palavra.” p.3 (A bolsa mágica) 

“Os zumbis eram como os canadenses, no sentido de que se pareciam com pessoas normais no começo, para enganar a todos.” p.35 (O hortlak) 

“Mas claro que há pessoas que gostam de moda e fingem estar mortas, e mortos espertos que roubam os cabelos das pessoas vivas. Por isso, pegar uma mecha de cabelo de alguém e colocar na própria bolsa é um insulto mortal, a menos que tenha sido convidado a fazê-lo.” p.57 (O canhão) 

“Ela compra alguns livros de jardinagem e planta uma roseira e uma trepadeira em um vaso. Tilly ajuda. Os coelhos comem todas as folhas.
 - Merda – Catherine fala ao ver o que tinham feito, e então sacode os punhos em direção aos coelhos do gramado. Eles apontam as orelhas em direção a ela. Estão rindo, ela bem sabe, mas está grande demais para correr atrás deles.” p.85 (Animais de pedra) 

“Você nunca deve queimar uma casa. Nunca deve colocar fogo em um gato. Nunca deve assistir a uma casa queimando e não fazer nada. Nunca deve ouvir um gato que fala para você fazer essas coisas.” p.115 (Pele de gato) 

“De acordo com o amigo de Sabonete, Mike, que também estava na prisão, as pessoas se preocupavam demais com zumbis e pouco com os icebergs, mesmo estes últimos sendo reais.” p.140 (Plano de contingência contra zumbis) 

“Treze anos depois de se encontrarem pela primeira vez em uma festa de uma médium conhecida e alcoviteira, [...] estava claro para os dois, Alan Robley (vivo) e Lavvie Tyler (falecida), que havia coisas piores do que a morte. O casamento dele estava mais morto que uma maçaneta.” p.159 (O grande divórcio) 

“Por exemplo, se Jeremy tivesse perguntado ao pai a respeito de beijar Elizabeth, o pai lhe diria que não se preocupasse com aranhas gigantes quando a beijasse. Os conselhos dele, em geral, sempre envolviam aranhas gigantes.” p.188 (Magia para iniciantes) 

“O espelho funciona assim: eles entram, olham no espelho e pensam que já tem um demônio morando naquela casa, então vão embora. Os demônios podem parecer com qualquer um – vendedores, mórmons, a pessoa que apara o seu gramado ou até mesmo alguém de sua família. Por isso você precisa ter um espelho.” p.224 (Calmaria)

3 comentários:

  1. Ah que delícia de livro! (devoradora_on) O título já tinha me chamado atenção, agora só deu mais vontade de ler. Amei! Adoro esse negócio de postar trechos do livro. :D

    Beijinhos,
    Bruna do All Star e Calça Jeans
    allstarejeans.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que loucura!!! Nem imaginava que fosse assim este livro, tão diferente e ao mesmo tempo tão cativante. A capa é mesmo um doce e dá muita vontade de ver ela na estante de casa....

    ResponderExcluir
  3. Este livro está na minha lista há tempos, preciso achar pra ler rsrsrs

    Pela sua resenha parece bastante interessante, mesmo. ^.^

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails