domingo, 28 de março de 2010

Ler devia ser proibido

Copio o título do vídeo do YouTube porque ele se encaixa muito bem. Ler vicia. Ponto final. E vício não é algo bom, basta olhar no dicionário: "defeito físico ou moral", "tendência para o mal", "depravação", "hábito nocivo e geralmente incontrolável". Não bastasse isso, ainda cria um turbilhão de emoções! Esse excesso de sentimentos não deve fazer bem ao coração.

Ontem comecei a ler "Traída", o segundo volume da série "The House of Night". Terminei hoje pela manhã. Sim, são 330 páginas de leitura leve, com um palavreado adolescente e tudo mais. Então, apesar de ter engolido quase inteiro o livro, não seria capaz de me deixar com algum tipo de crise estomacal (desculpem a comparação). Mas nessas horas que dediquei ao livro ri com alguns pensamentos que atormentavam a narradora, fiquei nervosa com o que poderia acontecer com alguns personagens, fiquei seriamente desconfiada de outros, amedrontada com o que se apresentava, excitada pela perspectiva de novas amizades, tão dividida quanto a narradora quanto às questões amorosas e solucei com ela ao perdermos ao mesmo tempo uma amiga. Isso sem contar que, no meio da leitura, precisei fazer uma pausa; estava tendo uma festa em minha casa, então, óbvio que não podia ficar entocada atrás do livro, mas quem disse que isso não me incomodou? Queria voltar, queria devorar as páginas, queria ser Zoey por mais algumas horas.

E isso não é apenas sobre esse livro especificamente, qualquer bom livro gera, no mínimo, sentimentos contraditórios: sempre se quer chegar logo ao final, ler o ápice da história; é pra chegar ao final que começamos a ler o livro; mas o fim também é trágico, nem sempre queremos nos despedir de um bom livro, nos separar dos nossos personagens preferidos. Incontáveis vezes fechei um volume me recusando a ler os últimos capítulos de um livro, mas voltando pra ler "só uma página" questão de minutos depois.

Caso alguém esteja se perguntando o que eu quero dizer por "bom livro", para mim um livro é bom quando me faz sentir esse turbilhão de emoções, quando me transporta pra um mundo diferente, quando me faz pensar sobre minha própria vida, minhas ações, meus sentimentos...

Podem me chamar de contraditória, mas é a mais pura verdade. Um livro é uma benção e uma maldição. Mas acho que a parte da "benção" supera a da "maldição", não acham?


Um comentário:

  1. é tão empolgante mas ao mesmo tempo é triste terminar de ler um livro, nisso eu concordo contigo.
    mas, eu acho que eu já tô tão cega pelos livros que eu leio, e que ainda vou ler; que não vejo maldição nenhuma nos livros.
    Não dizem que o amor é cego?
    Ler faz bem para a alma, para a vida, todos deveriam ler!!!!

    bjos, Bi!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails