quinta-feira, 11 de março de 2010

Desafio Literário. "O Ladrão de Raios" de Rick Riordan

Navegando pela net outro dia acabei esbarrando num "desafio literário" super simples: ler doze livros em 2010. Um livro por mês. Cada mês com um tema, claro. Só que precisaria se inscrever no desafio até dezembro... Uma pena, mas mesmo assim resolvi seguir como incentivo pra vencer em partes minha pilha de livros. Só que então resolvi ignorar a ordem. Até porque durante as férias deste ano já havia cumprido alguns itens da listagem, faltaria só fazer uma resenha, que vou postar aqui assim que as for fazendo.

E aqui vem a primeira meta cumprida, vou fazer este antes porque já deveria até ter devolvido o livro (aproveito pra mandar um beijo pra Táta! Não briga comigo não!).

META 1: um livro adaptado para o cinema

.o O o.
O Ladrão de Raios
Rick Riordan


RIORDAN, Rick. Percy Jackson & os Olimpianos: O Ladrão de Raios. 2.ed. Rio de Janeiro: Intrínseca. 2010. 387 p. Série Percy Jackson e os Olimpianos - Livro 1.

SOBRE O AUTOR
     Rick Riordan é americano, professor de inglês e história e tinha 44 anos quando a primeira edição de "Ladrão de Raios" foi lançada. Já era autor de livros adultos antes de escrever a série em questão. Sua inspiração veio de seu filho que pediu que contasse os mitos gregos para ele antes de dormir. Quando esgotou o repertório o pequeno reclamou e perguntou se ele não poderia inventar mais algumas. E foi por causa de seu filho (porém não sei se o mesmo), que também passava por esses problemas, que teve a idéia de Percy ser dislexico e ter déficit de atenção. De acordo com o que diz, foi a forma que encontrou para homenagear todas as crianças que conheceu com essas condições.






SOBRE O LIVRO
     "O Ladrão de Raios" é o primeiro de cinco livros da série "Percy Jackson e os Olimpianos". O título dos capítulos já é uma atração à parte, indo desde "Sem querer, transformo em pó minha professora de iniciação à algebra", passando por "Grover de repente perde as calças" e "Um poodle é nosso conselheiro", até chegar a "A luta contra o meu parente imbecil".
     O livro é narrado em primeira pessoa pelo personagem que dá título à série: Perseu "Persy" Jackson; um garoto de 12 anos de idade, estudante da Academia Yancy - uma escola particular para crianças problemáticas -, com dislexia e transtorno de déficit de atenção. Seu melhor amigo é Grover, um rapaz precocemente com espinhas e barba e com "algum tipo de doença muscular nas pernas".
     No início da aventura, Percy e os demais alunos estão em uma excursão da escola a um museu, guiados pelo sr. Brunner - o professor de latim e o preferido de Percy - e a sra. Dodds - a professora de matemática que, ao que tudo indicava, odiava Percy. E a partir desse dia a vida dele muda radicalmente: ele descobre que os mitos não são realmente mitos, mas história, e que ele faz parte dela. Ele começa a ser perseguidos por criaturas e, como a única forma de mantê-lo a salvo, a mãe de Percy diz que ele precisa ir para o "Acampamento Meio Sangue".
     Este acampamento é o único lugar em que pessoas como Percy - filhos dos deuses do Olimpo com mortais, ou seja, semi-deuses - estão a salvo de ataques de criaturas sobrenaturais. Ali Percy faz novas amizades, descobre verdades sobre amizades antigas e sobre o seu passado. Ali também ele recebe uma missão: descobrir quem é o verdadeiro ladrão do raio-mestre de Zeus, reaver o raio e devolvê-lo ao Olimpo. E tudo isso antes do solstício de verão.
     Além da leitura gostosa e enredo envolvente, adoro o fato de ver a situação pelos olhos de Percy. Tenho verdadeira paixão por histórias escritas pelos olhos de uma criança; é algo difícil, principalmente sem fazer o personagem ficar ou bobo ou adulto demais pra idade. E Rick Riordan conseguiu fazer isso magistralmente.

Um comentário:

  1. e a nossa majestoda J.K. Rowling!!!
    adorei tbém esse livro, quero ler logo o segundo..
    pq sabes né, bi?
    as triologias (isso qdo não é mais de 3 livros, q é o caso de seu Percy!!!) da vida nos perseguem!


    bjin

    Ps: não me importo com o livro, eu sei q tá bem cuidado...mas mesmo assim preciso ir na tua casa arrumar os teus.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails