terça-feira, 30 de março de 2010

"A Hospedeira" de Stephenie Meyer

Desafio Literário: META 2: um chick-lit


.o O o.
A Hospedeira
Stephenie Meyer


MEYER, Stephenie. A Hospedeira. 1.ed. Rio de Janeiro: Intrínseca. 2009. 560 p.
Tradução: Renato Aguiar
http://www.stepheniemeyer.com/thehost.html


SOBRE O AUTOR
     Stephenie Meyer ficou mundialmente conhecida pela série iniciada por "Crepúsculo", seu primeiro livro. Teve a idéia para o livro durante um sonho e não conseguiu mais dormir enquanto não escreveu aquela parte da história. Continuando com a vida habitual durante o dia e escrevendo durante a noite, concluiu "Crepúsculo" em três meses. "A hospedeira" é seu primeiro livro adulto. Disse ter tido a idéia numa viagem tediosa de carro e começou a inventar uma história para si. Ao fim da viagem já havia imaginado a maior parte do enredo e ficou fascinada com aquele estranho triângulo amoroso. O livro foi lançado alguns meses antes de "Amanhecer" e até hoje permanece na lista de mais vendidos.





SOBRE O LIVRO
     O legal desse livro é que ele é ficção científica sem ser; é sobre uma invasão alienígena sem uma guerra; sem contar que é contado do ponto de vista de um dos alienígenas. A história começa com a Terra invadida, uma invasão que foi silenciosa e pacífica. As "almas" (como chama-se o povo alienígena) não sobrevive sem um hospedeiro e, por isso, expandiram-se por diversos planetas em busca de novos corpos que pudessem habitar até chegar ao nosso.
    Peregrina, a alma, é inserida no corpo de Melanie, a humana. Mas, ao contrário do que aconteceu em todos os outros planetas, ela não está sozinha naquele corpo: Melanie não quer desaparecer e luta desesperadamente pra que Peregrina não tenha acesso a todas as suas memórias. Já Peregrina tem outra batalha além de tentar romper a barreira que Melanie lhe impôs: as lembranças são só daquele corpo humano, mas seriam os sentimentos também? Logo ela se vê numa posição de ir contra todos os preceitos do seu povo por um senso de amor e proteção advindo das memórias de Melanie.
     Debatendo sobre diversas formas de amor; sobre a dualidade da paz e da violência; sobre a amizade que surge apesar de toda a diferença; sobre preconceito e tolerância; sobre sacrifício pelo que é certo; a narrativa discorre linda e emocionantemente sobre o verdadeiro sentido de ser humano.


FRASES
"'Então por que estou respondendo?' Perguntava-me, quando as vozes interromperam meus pensamentos." p. 16


"Eu não me senti segura. Amar Jared fazia eu me sentir menos segura que qualquer outra coisa em que eu pudesse pensar." p. 266


"Você está tentando ser desagradável?" p. 313


"- Humano também é um termo subjetivo, Magnólia - disse Jared, olhando com raiva para ela. - Eu pensei que a definição abrangia alguma compaixão, um pouco de misericórdia." p. 328

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails