domingo, 7 de março de 2010

8 de março - Dia Internacional da Mulher

Dia internacional da mulher. Não estava nos meus planos fazer uma postagem a respeito, só pensava em fazer uma imagem em homenagem. Passei a procurar, então, uma frase do movimento feminista, uma que enaltecesse a força da mulher; mas acabei me deparando com inúmeras páginas que traziam frases pregando a superioridade da mulher sobre o homem. E foi por isso que escolhi a frase acima e pelo mesmo motivo que vou desabafar nas próximas linhas.

Não planejo dar uma aula sobre feminismo, nem tenho condições para tal. Meu conhecimento do movimento vem simplesmente de artigos da internet, algumas inclusive que li apenas depois de me indignar com as páginas citadas acima pra ter certeza que minha concepção não estava equivocada. Só quero desabafar um pouco e, quem sabe, acabar um pouco com o "pré-conceito" que muitos tem de quem se denomina feminista.

Primeiramente, o movimento feminista não prega a superioridade feminina, muito menos a inutilidade masculina. Feminista não é o contrário de machista. Claro que, como qualquer movimento, há quem pregue isso, e essas pessoas passaram a ser chamadas de "femistas".

Sim, precisaram lutar contra direitos dos homens no início, mas simplesmente porque havia leis que diziam, seja direta ou indiretamente, que a mulher era propriedade, ora do pai ora do marido; que proibiam as mulheres de trabalhar, de votar, de testemunhar! Quem não se indigna ao saber que há países em que o depoimento de uma mulher que foi estuprada não vale nada se nenhum homem presenciou o fato? É contra essas coisas que o feminismo luta. Pela igualdade. Para que os direitos sejam dos seres humanos, sem rótulos de "homens" e "mulheres".

Mas mudar leis é relativamente fácil, principalmente se comparado com a mudança que também é necessária na cultura. Não concorda? Seguem algumas pequenas coisas em que grande parte acredita, mas que dizem muito:

- Vai pra balada e fica com pelo menos 6 pessoas diferentes. Se for homem: pegador. Se for mulher: galinha.
- Resolve transar na primeira noite. Se for homem: garanhão. Se for mulher: fácil.
- Transar antes do casamento. Para os homens: tudo bem, quase obrigação. Para as mulheres: em muitos casos, puta.
- Ganha uma promoção rápida no emprego. Se for homem: é competente. Se for mulher: dormiu com o chefe.
- Trabalha às vezes mais de 8h por dia, sem contar o tempo do transporte; chega em casa e tudo que quer é descansar. Se for homem: tudo bem, descanso merecido. Se for mulher: preguiçosa, tem mais é que levantar e cuidar da casa.

Claro que nem todo mundo pensa dessa forma, mas acredito que todo mundo ao menos conheça alguém que, em maior ou menor grau, pense dessa forma... Desabafo feito, deixo meus parabéns a todas as mulheres e também algumas frases para refletir:

"O feminismo é a noção radical de que as mulheres sejam pessoas." (Cheris Kramarae y Paula Treichler)

"Se ensina aos homens a desculpar-se por suas debilidades, e às mulheres por suas capacidades." (Lois Wyse)

"Ninguém reclama se uma mulher for uma boa escritora, escultora ou especialista em genética, sempre que ela também demonstre ser boa esposa, boa mãe, bonita, estar sempre de bom humor, se vestir bem, estar sempre arrumada e não se queixar nunca." (Marya Mannes)

"Existem poucos trabalhos que exigem possuir um pênis ou uma vagina. Todos os outros deveriam ser acessíveis a todos." (Florynce Kennedy)

"Os únicos trabalhos que nenhum homem pode fazer é ser uma incubadora humana ou amamentar. Mesmo assim, o único trabalho que nenhuma mulher pode fazer é ser doadora de esperma." (Wilma Scott Heide)

"Um homem suporta a dor como um castigo não merecido; uma mulher a assume como seu patrimônio natural."

"Se arranhar um pouco, verá que embaixo da superfície de muitas feministas há uma mulher que deseja ser sexualmente atrativa. A diferença é que isso não é o único que ela deseja ser." (Betty Rollin)

"'Fácil' é o adjetivo que se utiliza para descrever uma mulher que tem a moral sexual de um homem." (Nancy Linn-Desmond)

"Temos que confiar mais em nós mesmas. Nunca conheci uma mulher que realmente acreditasse que possui pernas maravilhosas. E as que suspeitam que possam ter pernas maravilhosas estão convencidas de que possuem uma voz horrível ou que não tenham pescoço." (Cynthia Heimel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails