quinta-feira, 3 de junho de 2010

"Praticamente Inofensiva" de Douglas Adams

E agora a resenha do último livro escrito por Douglas Adams, mas não o último da série já que será publicado "And another thing..." escrito por Eoin Colfer que já disse não tentar imitar o estilo de Adams, mas sim utilizar os personagens criados por Adams. Atitude louvável já que o próprio Adams não considerava a série acabada, deixando esboços para um futuro livro.

.o O o.
Praticamente Inofensiva
Douglas Adams


ADAMS, Douglas. Praticamente Inofensiva. 1.ed. Rio de Janeiro: Editora Sextante. 2006. 206 p. Série Mochileiro das Galáxias - Livro 5.

SOBRE O AUTOR
     Douglas Noël Adams (também conhecido por DNA) foi um escritor e comediante britânico, famoso por ter escrito esquetes para a série televisiva Monty Python's Flying Circus, junto com os integrantes desse grupo de humor nonsense, e pela série de rádio, jogos e livros O Guia do Mochileiro das Galáxias. Os fãs e amigos de Adams o descreveram também como um ativista ambiental, um assumido ateísta radical e amante dos automóveis possantes, câmeras, computadores Macintosh e outros 'apetrechos tecnológicos'.

SOBRE O LIVRO
     Neste livro, que alguns consideram o quinto da série d"O Guia do Mochileiro das Galáxias", Ford, Arthur e Trillian estão, inconsciente e isoladamente, viajando por flutuações dimensionais. Poderia tentar explicar o que elas são, mas tudo que sei é que universos paralelos não são, pra começar, realmente paralelos; além disso, também não são universos de verdade - o que chamamos de universo é uma MGTC, ou seja, uma Mistureba Generalizada de Todas as Coisas, que, quando fatiada, alguém vai chamar alguma dessas fatias de lar. E se não entendeu, não se preocupe, até mesmo o Guia decidiu retirar a explicação sobre os "universos paralelos" já que qualquer um que estivesse abaixo do nível Deus Avançado não compreenderia...
     E falando sobre o Guia, parece que nem ele mais é o mesmo. Todos tem notado que as inserções do Guia estão confusas e incompletas e Ford descobre que uma empresa tomou conta do prédio e criou um novo Guia e ele não é nem um pouco amigável. E como ele sabe? Porque o novo Guia traz em letras garrafais os dizeres: ENTRE EM PÂNICO!
     E tentando tirar o novo Guia das mãos erradas, Ford tira Arthur do trabalho a que este se dedica a anos - Fazedor de Sanduíches - depois de encontrar tantas versões da Terra, ao mesmo tempo tão parecidas e tão diferentes da original, nossos - se é que podemos chamar - heróis nos levam por diversos encontros que apresentam a sátira tão característica, nos fazendo pensar sobre diversas situações de nosso cotidiano. E Arthur segue Ford com uma única certeza: que não irá morrer antes de chegar em Stavromula Beta, um lugar que ao que tudo indica não existe... Será mesmo?

FRASES
"Nada, como todo viajante galáctico experiente sabe muito bem, é na verdade algo extremamente denso e com complexidades multidimensionais." p.96

"A maior diferença entre uma coisa que pode pifar e uma coisa que não pode pifar de jeito nenhum é que, quando uma coisa que não pode pifar de jeito nenhum pifa, normalmente é impossível consertá-la." p.101

"- Da primeira vez, consegui me salvar graças à mais impressionante - e eu digo isso com toda a modéstia - e fantástica combinação de improviso, agilidade, contorcionismo e auto-sacrifício.
 - E qual foi o auto-sacrifício?
 - Eu me desfiz da metade de um par de sapatos muito queridos e, creio eu, insubstituíveis." p.159

Um comentário:

  1. Acredita que só hoje vim saber do seu blog? Adorei, legal todo o apoio que vem dando aos autores nacionais. Venho acompanhando O Guia do Mochileiro através das suas resenhas e tenho me surpreendido, você sempre me deixa um pouco mais curiosa e interessada nos livros.
    Parabéns pela ótima resenha! Bjs
    Nanda

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails