segunda-feira, 19 de abril de 2010

"Vinte Mil Léguas Submarinas" de Júlio Verne

Desafio Literário: META 3: um clássico da literatura universal

.o O o.
Vinte Mil Léguas Submarinas
Júlio Verne


VERNE, Júlio. Vinte Mil Léguas Submarinas. 2.ed. São Paulo: Editora Martin Claret. 2009. 404 p.
Tradução: José Gonçalves Vilanova

SOBRE O AUTOR
     Júlio Verne é francês e é um dos autores mais traduzidos do mundo. Escreveu inúmeras aventuras ao redor do mundo, apesar de se dizer que ele próprio nunca saiu da França. Em seus romances previu diversas inovações tecnológicas, desde o submarino (no caso do livro em questão), até a televisão e as viagens espaciais; mas sempre afirmou que nada disso eram invenções suas, apenas extrapolações dos desenvolvimentos científicos de sua época.





SOBRE O LIVRO
     Algo estava atacando os navios em alto-mar, disso não restava dúvidas. Mas o quê? Surge a teoria de que se trate de um narval com proporções gigantescas (grande cetáceo cujo macho é dotado de uma presa de marfim, graças a estas presas é que surgiu a lenda do unicórnio). Constrói-se então a Abraão Lincoln, fragata cujo único propósito seria exterminar o animal responsável por tantos ataques a navios.
     Dentre a tripulação de arpoadores, dos quais se destaca Ned Land por sua habilidade na caça de baleias, se juntaram Dr. Aronnax - autor da teoria do narval - e seu fiel companheiro Conselho. E estas três personagens, no meio do confronto entre a fragata e o animal, são atirados ao mar e ficam à deriva, até que inesperadamente encontram uma ilha de metal no meio do oceano. E é então que a verdadeira aventura começa.
     Nos meses seguintes acompanharam o Capitão Nemo a bordo do submarino Náutilo pela expedição marinha mais espetacular que jamais poderiam imaginar. Navegaram por todas as massas de água do mundo, vendo as diversas espécies de vida marinha em seu habitat natural, descobrindo passagens, túneis, abismo sequer imaginados por aqueles que permaneceram na superfície. E tudo isso graças à genialidade do misterioso Capitão Nemo: homem visionário que provou ser capaz de sobreviver sem nunca voltar a por os pés em terra, tirando do mar todo o sustendo necessário.
     E é ali que o Dr. Aronnax se vê diante de seu maior dilema: a sua sede de conhecimento contra a sede de liberdade, principalmente de Ned Land.
     O livro é contado pelo ponto de vista do Dr. Aronnax, cientista que se maravilha diante das belezas do oceano. E isto é o mais fantástico do livro: a riqueza de detalhes. E ao ler tudo que se passou, não posso deixar de imaginar o que veria o Capitão Nemo se viajasse nos mares nos dias de hoje...

FRASES
"- Tudo é belo e bom, mas na minha opinião, onde há constrangimento não há mais prazer." p. 232

"- Neste caso, capitão - disse Conselho muito sério - se por acaso aquele que ali está fosse o último de sua raça, não seria conveniente poupá-lo, no interesse da ciência?
- Talvez - replicou o canadense - mas, no interesse da cozinha, o melhor é caçá-lo." p. 243

"- Com mil demônios - disse Ned. - É um espetáculo soberbo! Confesso-o, com desespero. Nunca vi nada ao menos parecido. Mas este espetáculo poderá custar-nos caro. Para falar com sinceridade, creio que estamos vendo coisas proibidas por Deus aos olhos dos homens!" p. 346

Um comentário:

  1. Li o Livro Vinte Mil Léguas Submarinas de Júlio Verne. Achei o máximo. As citações de Ned Land são literalmente antológicas.

    Este clássico da literatura universal é excelente e uma fonte muito profunda de conhecimento. Pode ser até usado por professores em sala de aula, porque aborda várias áreas do conhecimento humano, além da própria Literatura, como por exemplo: Geografia, História, Ciências e Biologia, principalmente a Biologia Marinha. Sugestão literária aos professores amigos do Facebook e até pra quem não é professor. Li e recomendo.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails