sábado, 17 de abril de 2010

1a, 2a ou 3a pessoa?

Ao escrever um texto às vezes a voz da narração vem naturalmente, mas as vezes fica a dúvida: narrador em que pessoa usar? Claro que as divagações a seguir não tem nada de técnico, nem algum estudo por trás. São apenas minhas impressões a partir de textos que li e escrevi...

O narrador em primeira pessoa é aquele que participa da história. Bom, se é a própria personagem contando sua própria história então a escolha desse narrador implica que o leitor só vai ver o que o narrador-personagem vê, o ponto de vista de quaisquer outras personagens vão ser descartados, assim como qualquer tipo de explicação do enredo que se mostre necessária, a menos que essa explicação surja num diálogo ou numa divagação da personagem. O que pode ser um empecilho, dependendo da história passa a ser o ponto forte. Esse narrador possibilita que se explore profundamente o que o personagem sente, as atribulações, dúvidas, angústias, todo e qualquer sentimento pode e deve ser explorado. A descrição fica de lado, a menos que o personagem, por algum motivo qualquer, esteja observando o lugar.
Exemplo: Ao me deparar com a porta toda o medo se foi. O tremor que me acometeu durante todo o caminho até ali parecia agora um sonho distante. Não que o nervosismo tivesse desaparecido, mas agora ele me impulsionava a estender a mão para abrir aquela porta. Sorri ao me dar conta, à medida que as roldanas rangiam sob o peso da porta, que não tardaria a descobrir o que quer que me esperasse do outro lado. Sorria porque pela primeira vez ansiava por aquela descoberta. Sorri porque pela primeira vez desde que recebera aquele envelope, tomava um passo por algo além do que simples instruções de um desconhecido; abria aquela porta por mim.
 Já o narrador em terceira pessoa é aquele que conta a história de outro personagem. Isso permite que se visite diversos personagens, mostrando os percalços de cada um. Também possibilita que se mostre os arredores que passam despercebidos pelo personagem, descrições de lugares e situações que podem ser importantes, seja para situar o leitor no lugar onde ocorre a história ou para mostrar uma cena importante que o personagem não teria como notar, mas que pode influenciar a história de alguma forma. O narrador em terceira pessoa pode ser onisciente, portanto pode sim explorar os sentimentos das personagens, mas dificilmente o fará com a mesma profundidade que um narrador em primeira pessoa.
Exemplo: O medo que ela sentira até então sumira ao se deparar com a porta. O nervosismo continuava, mas não mais a impedia de agir, muito pelo contrário, agia como combustível para que seguisse em frente, para que estendesse a mão e abrisse aquela última barreira para o desconhecido. Há medida que as roldanas rangiam ao abrir da porta, denunciando a falta de uso ao longo de décadas, ela sorriu. Sorriu porque logo descobriria o que estava oculto atrás daquela pesada chapa de ferro, mas sorriu, principalmente, porque desde que assumira aquela missão, tomava um passo que era seu, porque sim, surpreendentemente, ela queria abrir aquela porta, queria enfrentar o que quer que fosse. Talvez, se soubesse o que realmente a aguardava do outro lado mudasse de idéia, mas apenas descobriria isso quando fosse tarde demais para recuar.
E, por fim, o narrador em segunda pessoa; por mais que muitos queiram dizer que não existe, esse narrador pode sim ser utilizado. Essa narração deve fazer com que o leitor seja a personagem que narra a história. É mais utilizado em textos de RPG, onde o mestre utiliza este estilo de narração para situar as personagens, mostrar onde estão, o que vêem, sentem e tudo mais que for necessário; mas não se restringe a isso. Fiz minha lição de casa antes de fazer esse post: li o livro "Aura" de Carlos Fuentes. Esse livro é escrito totalmente em segunda pessoa. Esse narrador precisa, portanto, descrever: descreve o local onde o leitor-personagem está, o que aquele lugar lhe faz sentir, como as demais personagens o influenciam. Pessoalmente, acho que a principal dificuldade desse tipo de narração é que, para a leitura ser realmente prazerosa, o leitor deve entrar de mente aberta para se colocar no lugar da personagem.
Exemplo: Você avançou tropegamente pelo corredor lamacento e mal cheiroso. As pernas bambas pelo nervosismo que lhe dominava, o que apenas fez com que demorasse mais a vencer os poucos metros que o distanciavam daquela porta de metal. Mas ao se deparar com aquela barreira física entre o conhecido e o desconhecido, os sentimentos que o dominaram até então se transformaram em combustível para que seguisse em frente. Ao colocar a mão na maçaneta da porta, você finalmente se dá conta de porque está fazendo aquilo, descobre que mesmo que não tivesse achado aquela carta, mas sabendo o que hoje sabia, ainda estaria ali. Você sabe que precisa abrir aquela porta. Não pelo desconhecido, mas por você mesmo. Sorri ao ouvir a porta gemer sob seu próprio peso. A última barreira se foi, agora você sabe que só resta avançar e é o que faz.
Claro que essas descrições não são uma palavra final sobre o assunto. A escolha do tipo de narrador é uma ferramenta que o autor pode usar ao seu bel prazer. A série Harry Potter, por exemplo, é escrita em terceira pessoa, mas segue um único personagem, ela não se importa em descrever nada além do que acontece com Harry, exceto em alguns poucos capítulos (salvo engano em apenas três). Já na série Crepúsculo, que é em primeira pessoa, quando ela resolveu que não queria ver a história pelo ponto de vista da Bella (em Amanhecer) ela simplesmente contou pelo ponto de vista de outro. Coisa semelhante acontece na Trilogia Bartmaeus, onde há alternância entre os pontos de vista, ora contando pelo olhar de Bartmaeus ora pelo olhar de Nathaniel, mas sempre em primeira pessoa.

Enfim, não acredito que um narrador seja melhor que o outro, cada história pede que seja utilizado um narrador diferente. Cada um vai permitir que se explore coisas diferentes na história. Se não for evidente qual o melhor a ser usado, talvez seja bom tentar escrever um pedaço da história em cada um deles e ver qual parece mais adequado; qual deles realmente ajuda a expressar o verdadeiro sentido da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails