domingo, 27 de junho de 2010

"Hugo, o Vampiro - As luzes na Idade das Trevas" de Gabriel Arruda Burani

Resenha em parceria com     .
.o O o.
Hugo, o Vampiro - As luzes na Idade das Trevas
Gabriel Arruda Burani


BURANI, Gabriel Arruda. As luzes na Idade das Trevas. 1.ed. São Paulo: All Print Editora. 2008. 126 p. Série Hugo, O Vampiro - Livro 1

SOBRE O AUTOR
     Gabriel Arruda Burani nasceu em 13 de novembro de 1985, em São Paulo, Brasil. Artista plástico e escritor, desde muito cedo desenvolveu uma grande quantidade de obras artísticas - contos, poesias, romances, esculturas, pinturas - participando em concursos, apresentações, exposições e publicações. Em 1993 teve seu primeiro conto "As aventuras de Gum o Gnomo" publicado na antologia de contos daquele ano, no Colégio Nossa Senhora do Morumbi - SP. Durante a 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em 2008, publicou seu primeiro romance ficcional “Hugo, o Vampiro – As Luzes na Idade das Trevas”, pela Editora All Print. 

SOBRE O LIVRO
    Este é o primeiro livro que narra a saga de Hugo Von Sclotstendder (sim, eu também não ouso pronunciar...), príncipe e futuro rei de Beznã-Ateriza. Logo na primeira batalha que acompanhamos ele descobre o tentador sabor do sangue e precisa aprender a viver como um vampiro. Enquanto aprende a lidar com os benefícios e desvantagens desta nova condição, ele inicia uma busca por cinco jóias místicas.
     E a aventura se desenrola num mundo com castelos, bosques assombrados, monarcas tiranos, criaturas sobrenaturais, donzelas em perigo e bruxos, numa atmosfera bem medieval. Buscando conquistar as pedras e terras, ele aos poucos conquista amizades valiosas e nem sempre de onde seria esperado. Ao mesmo tempo, nem todos os vilões estão longe como seria o desejado. Alguns dividem as mesmas paredes de seu castelo...
     A história é boa, mas achei que o autor poderia ter se aprofundado um pouco mais, principalmente no tocante às personagens. Pelo menos no meu caso, gosto de continuar lendo a história em parte por causa do enredo, mas principalmente por conta de personagens que me cativam. Este livro não tem uma única personagem que me cativasse, apesar de acreditar que alguns teriam potencial para tanto. A rainha, por exemplo, me pareceu ser uma personagem com um passado e uma personalidade interessante, mas que não foi explorada. O próprio Hugo poderia ter sido melhor explorado, principalmente no tocante à dualidade que ele enfrentava, ser um vampiro que ainda nutria sentimentos humanos, ao contrário dos outros vampiros que nos deparamos durante o trama. Não que essas coisas não estavam no livro, mas não foram aprofundados, não cheguei a conhecer as personagens profundamente. Como esse é apenas o primeiro livro de uma série, talvez seja algo que o autor pretenda explorar futuramente; vou esperar pra ver.

Um comentário:

  1. Nossa, de onde ele tirou esses nomes? Scolklksajdkjklas rsrs
    Sabe o que eu acho o máximo? Eu acabo conhecendo livros incríveis através da tuas resenhas.
    Ah... Tem selinho pra ti no meu Blog.
    BJ

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails