segunda-feira, 28 de março de 2011

"Os Crimes do Mosaico" de Giulio Leoni

.o. Os Crimes do Mosaico .o.
Giulio Leoni


LEONI, Giulio. Os Crimes do Mosaico. 1. ed. São Paulo: Planeta. 2006. 381 p.

SOBRE O AUTOR
Giulio Leoni nasceu e vive em Roma. Diplomado em Letras, é um apaixonado pela história da magia e pelo ilusionismo, temas sobre os quais coleciona livros e memorabilia. A figura de Dante Alighieri está no centro de Os crimes do Mosaico (2004) e Os crimes da luz (2007), ambos publicados pela Planeta. A cruzada das trevas(2009) é o último livro e encerra a trilogia de aventuras de Dante Alighieri.

SOBRE O LIVRO
     Dante Alighieri (sim, o próprio poeta d"A Divina Comédia") é o mais novo prior de Florença. E mal assumiu o cargo, o oficial da guarda lhe procura para que veja a cena de um crime, não, não podia explicar, ele precisaria ver e também não, não poderia ser outro prior, talvez só um com mente de poeta pudesse compreender. E quando Dante chega ele encontra uma bizarra cena de homicídio aos pés de um mosaico inacabado.
     E tentando descobrir a verdade por trás deste crime, Dante percorre a cidade de Florença e acaba se deparando com um estranho grupo de intelectuais: o Terceiro Céu. Eles dizem ter se juntado para formar uma universidade em Florença, mas Dante teme que haja algo além disso. Mas não é só isso que atormenta o poeta, números 5 parecem estar rondando por todos os lados numa estranha coincidência e uma dançarina anda tomando conta da mente dele onde antes apenas havia versos para Beatrice.
     O livro é policial, como já devem ter suposto, e é muito bacana ver os detalhes sobre Florença e sobre o que estudavam na época (achei astrologia médica o máximo), mas achei a leitura um pouco cansativa, não tinha aqueles capítulos que te prendem e praticamente impedem de largar o livro, sabe? Não que isso seja essencial, mas é o que eu normalmente esperaria de um livro que dizem ser um thriller. Mas no fim das contas é bem bacana, surpreendente, fugindo do lugar comum ao término.

FRASES
"As linhas severas da igreja apareciam agora perfeitamente reconhecíveis. Existia algo de perverso dentro daquelas muralhas." p.37

"Por mais que se esforçasse não conseguia encontrar um grupo significativo composto de cinco elementos. Os sete sábios, as sete maravilhas do mundo, os nove céus, os doze apóstolos... como se o cinco fosse realmente um número maldito, excluído da numeração da condição humana." p. 166

"Talvez o mundo pertença aos seres medíocres. Somente esses caminham em segurança." p.362

3 comentários:

  1. Oiii

    Estamos no mesmo Grupo do BT
    Estou seguindo e vou Linkar o Blog, Okay?!

    Bjus =***

    ResponderExcluir
  2. Passei aqui pra te dar um Oi, estamos no mesmo BookTour!

    Bjus
    Gisele
    http://dicasdelivrosefilmes.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Bizinha,
    Eu sou escritora e vou lançar meu primeiro livro. Um infantil chamado Eu sou O Galo. É uma história bem humorada e cheia de aventura.
    Quero saber se você tem interesse em resenhá-lo no seu blog. Se tiver posso enviar um exemplar. E se quiser também mando material para sorteio (livro e marcadores).
    Aguardo contato,
    Beijos
    Elysanna: elysanna.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails