terça-feira, 19 de outubro de 2010

"O Menino e o Pardal" de Daniel Munduruku

.o O o.
O Menino e o Pardal
Daniel Munduruku


MUNDURUKU, Daniel. O Menino e o Pardal. 2 ed. São Paulo: Callis. 2010. 38 p.

SOBRE O AUTOR
Nasceu em Belém, PA, filho do povo indígena Munduruku. Formado em Filosofia, com licenciatura em História e Psicologia, integrou o programa de pós-graduação em Antropologia Social na USP. Lecionou durante dez anos e atuou como educador social de rua pela Pastoral do Menor de São Paulo. Esteve em vários países da Europa, participando de conferências e ministrando oficinas culturais para crianças. Autor deHistórias de índio, coisas de índio e As serpentes que roubaram a noite, os dois últimos premiados com a menção de livro Altamente Recomendável pela FNLIJ. Seu livro Meu avô Apolinário foi escolhido pela Unesco para receber menção honrosa no Prêmio Literatura para Crianças e Jovens na Questão da Tolerância. Entre outras atividades, participa ativamente de palestras e seminários destacando o papel da cultura indígena na formação da sociedade brasileira.

SOBRE O LIVRO
     O livro é uma linda história sobre amizade. Um menino encontra um pequeno filhote de pardal caído do ninho e passa a cuidar do pequenino com muito amor e carinho. E com todo o carinho do menino, o pardal cresceu saudável e alegre. E como conseqüência lógica disso o pardal busca sua liberdade. O menino, que a princípio não entende essa necessidade, logo aprende uma importante lição: que é dando-se liberdade a quem amamos que realmente o mantemos a nós.
     Não bastasse a história ser lindamente escrita, as ilustrações de Cecilia Rébora são primorosas. Como todo livro infantil deve ser, este é colorido, vivo e ricamente ilustrado. Indicado para todos que queiram presentear pequenos leitores!

Um comentário:

  1. Que lindinho! Aiin, essa coisa de liberdade me toca demais, porque sair de casa por causa dos estudos foi um passo MUITO grande que eu dei e hoje percebo o quanto cresci com isso e o quanto minha família também cresceu, sabe?
    Aiin, adorei seus comentários sobre o livro, acho que ando muito apaixonada por esses livros infantis que aos olhos de muitos parecem bobinhos, mas normalmente são os que mais nos trazem lições de vida (:

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails