segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

"Peloponeso" de Adalberto Vargas Ribeiro

Resenha em parceria com     .

Para começar, esta resenha é parte de um blog tour proporcionado pela Editora Baraúna. No blog tour a gente recebe opiniões diversas sobre um mesmo livro, assim podemos ter uma idéia muito mais clara se o livro é de nosso interesse ou não. Bacana, né? Bom, meu blog foi o primeiro deste blog tour, então não esqueçam de conferir nos próximos meses as resenhas nos seguintes blogs:


E agora, a resenha:

.o O o.
Peloponeso
Adalberto Vargas Ribeiro


RIBEIRO, Adalberto Vargas. Peloponeso. 1 ed. São Paulo: Baraúna. 2010. 421p.

SOBRE O AUTOR
Adalberto Vargas Ribeiro nasceu em Pancas, uma pequena cidade no noroeste do Espírito Santo. Formou-se Técnico Agrícola em 2005 e durante três anos cursou Agronomia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense, mas não chegou a se formar. Entusiasta de História Clássica e Mitologia Grega, optou pela Guerra do Peloponeso como tema principal de seu primeiro trabalho como escritor.

SOBRE O LIVRO
     Uma guerra não é apenas uma disputa militar entre dois países, reinos ou, no caso da grécia, cidades-estado. Fatores políticos e pessoais também contribuem para iniciar a guerra que é retratada neste livro, que mostra não só a estratégia para vencer uma guerra, como também para iniciá-la.
     É muito interessante como o autor nos apresenta os fatores que contribuíram para a guerra e também a transformação de simples comerciantes em destemidos guerreiros, tudo em busca da tão sonhada liberdade.
     A história é muito interessante e bem focada na guerra. Mostra as privações a que se submetiam os membros do exército e os diversos fatores, até mesmo naturais, que contribuíram para o desfecho da guerra do Peloponeso. O autor também nos mostra aspectos da religião e da cultura grega.
     O livro tem alguns erros de digitação, a maioria não atrapalha a leitura, mas tem alguns que acabam prejudicando um pouco. Também notei um caso de um parágrafo simples que estava iniciando com travessão e um diálogo que não o tinha, ambos eram logo no início do livro. Tirando esse problema de forma, não consegui gostar mais do livro porque não me identifiquei ou me apaixonei por nenhuma das personagens. Eu sou o tipo de leitora que gosta de torcer por alguém e não consegui sentir uma ligação com uma personagem do livro, então não ri nem chorei por ninguém... Uma pena, porque o livro é bem bacana. Acho que muitos irão gostar!

4 comentários:

  1. Oi!!!

    Esse livro eu ainda não li, mas parece ser muito interessante! ^^

    Beijos :*

    Thaís

    ResponderExcluir
  2. A história parece bem bacana...
    Adorei a capa *-*
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Bizinha pela resenha do meu livro, e pelo tempo que disponibilizou para ler meu trabalho...

    Sobre os problemas de digitação, esta foi uma grande falha nossa (minha e da editora), que deixamos que o livro fosse lançado com esses "defeitos de fábrica" e infelizmente este que foi para o blogtour ainda estava assim, mas o problema já fora resolvido, e os demais exemplares ñ apresentarão os mesmos erros.

    Um forte abraço...

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails