quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Eleições II: Essa tal de eleição proporcional

No post anterior mencionei essa tal de eleição proporcional... Mas que raios significa isso?

Bem, pra começar, esse tipo de eleição ocorre para os cargos que representam a população: vereadores e deputados estaduais e federais. O tipo de eleição é proporcional exatamente por isso, para que a pluralidade da população esteja melhor representada junto aos respectivos órgãos do legislativo.

E como é que isso funciona? Queria poder dizer que é bem simples, mas não é... Não que seja complicado, só é um pouco confuso no início e se divide em diversas etapas.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Eleições I: Deputados e Senadores?

Lá estava eu ontem, preguiçosamente sentada no sofá curtindo o retorno da febre que me atormentava e assistindo o horário político quando me deparei com um candidato que disse querer acabar com o Senado Federal. Primeiro pensei que de uma hora pra outra minha temperatura tinha elevado de vez e que fosse uma alucinação, mas meu irmão me tirou essa esperança. Desculpem, mas agora não consigo lembrar o nome ou o partido do cidadão...

Desde então fiquei me perguntando o que leva uma pessoa a querer fechar o Senado Federal e a única explicação que consegui foi que ela não deve saber o que representa esse órgão. E se alguém que concorre a deputado federal não sabe, muita gente também não deve saber... Então cá estou eu, filosofando e perguntando a quem ainda teve paciência de ler até aqui: que diferença tem um senador e um deputado federal? Porque, no fim das contas, no município o poder legislativo é composto só pela Câmara de Vereadores, no estado, só pela Assembléia Legislativa, então por que raios na esfera federal precisamos de duas casas? 

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Cuidado: Frágil.

Não deve ser nada fácil namorar uma pessoa que está se transformando em vidro... Isso sem falar em quão... hum... inconveniente é se a pessoa a se transformar é você mesma... Esse é o grande problema dos protagonistas do mais novo lançamento da LeYa: A garota dos pés de vidro. O livro além de ter uma capa linda, ainda parece ter uma história fantástica! Acho quem nem preciso dizer que é mais um livro pra lista dos que sou obrigada a comprar... Eita listinha comprida!

domingo, 26 de setembro de 2010

"Caixa de Desejos" de Ana Cristina Melo

Resenha em parceria com     .
.o O o.
Caixa de Desejos
Ana Cristina Melo


MELO, Ana Cristina. Caixa de desejos. 1 ed. Rio de Janeiro: Usina de Letras. 2010. 94 p.

SOBRE O AUTOR
Ana Cristina Melo nasceu no Rio de Janeiro em 1972. Pós-graduada em Análise de Sistemas, atua na área há mais de vinte anos, na qual tem quatro livros publicados. Premiada em vários concursos literários, entre eles o Prêmio SESC de Contos Machado de Assis (SESC/DF) em 2009, com publicação em algumas antologias vencedoras. Dedica-se à divulgação da literatura nacional. Caixa de Desejos é seu livro de estreia na ficção.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

"Hemisfério-dorso" de Gerson J. V. Couto

Resenha em parceria com     .
.o O o.
Hemisfério-Dorso
Gerson J. V. Couto


COUTO, Gerson J. V.. Hemisfério-Dorso. 2.ed. Rio de Janeiro: Multifoco. 2009. 251 p. Série Hemisfério-Dorso - Livro 1.

SOBRE O AUTOR
Gerson J. V. Couto é paulista, cresceu em Minas Gerais e, atualmente, morando na capital carioca, se dedica às artes como literatura, música, e dança.

sábado, 18 de setembro de 2010

Nova autora, novo formato

Ainda não entendo como muitos não acham o Twitter uma ótima ferramenta. Cada vez mais encontro pessoas fantásticas por lá! A última que encontrei foi a encantadora Emilia Moss, a mais nova parceira do blog.

Escritora, dedicando-se ao ofício desde 2000, quando se aposentou da carreira como jornalista. Apesar de pouco tempo de dedicação aos escritos, já recebeu diversos prêmios literários. E sabe qual a maior novidade? Todos os livros dela são digitais. Legal, não? Olha o que diz a própria autora a respeito disso:

"Com certeza os e-Books são o futuro dos livros e de qualquer escrito no mundo. O leitor tem várias opções ao fazer um download de um livro, podendo até mesmo imprimí-lo e dar de presente para alguém. Vamos lá gente! Vamos nos atualizar e começar a comprar e-books, é bom, barato e funcional!"

Logo vou postar a resenha de algum dos livros dela, por enquanto seguem as sinopses:




terça-feira, 14 de setembro de 2010

Meu Carteiro Querido #3

Depois de uma breve longa ausência onde pouca e muita coisa aconteceu, cá estou eu novamente! E o mais importante é que neste meio tempo meu antigo carteiro (sim, porque eu finalmente terminei minha mudança nesse meio tempo) me deixou lindos envelopes!

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

RESULTADO - Um sonho a mais não faz mal

Então gente! Nervosas? Eu estava! Mas agora já está tudo certo e a sorteada cumpriu todos os requisitos da promoção e vai levar o manuscrito que a Nanda já envelopou!

E o número sorteado foi...
Acha que esse é o seu número da sorte?
Related Posts with Thumbnails